A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
IMPRENSA


Resultado de uma parceria da Organização Mundial da Saúde (OMS) e International Agency for Prevention of Blindness, o Dia Mundial da Saúde Ocular (10/7) faz parte do esforço global que, sob o slogan “Visão 2020: O Direito de Ver”, busca erradicar as causas da cegueira evitável até o ano 2020, mostrando à população os benefícios das medidas preventivas.

Segundo a OMS, de cada dez casos de perda de visão, oito poderiam ser evitados se detectados precocemente com visitas periódicas ao oftalmologista. Embora a maioria dos problemas oftalmológicos se manifeste a partir dos 40 anos, hoje se recomenda que a primeira consulta deva ocorrer quando a criança tem entre dois e três anos. No início da escolarização todas devem ser submetidas a exame de acuidade visual: os vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) quando não corrigidos podem levar à perda visual.

A miopia, que acomete pelo menos 30 a 40% da população ocidental é o vício de refração com maior necessidade de prescrição entre estudantes, razão pela qual a Sociedade Brasileira de Oftalmologia escolheu “ O Olho Míope” como tema oficial do XVI Congresso Internacional, realizado de 1 a 3 de julho passado.

- Catarata (maior causa de cegueira reversível), glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética são responsáveis por 75% da cegueira no mundo, ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Mário Motta ao lembrar que elas muitas vezes estão associadas à miopia.

Links:
Exame oftalmológico de rotina
Problemas oftalmológicos

 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br