A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
IMPRENSA

Preserve seu bem mais precioso, a visão.
Vá periodicamente ao oftalmologista

Clique aqui para ampliar

Cuide bem de sua visão e veja o mundo mais colorido

Dia 11 de outubro é o Dia Mundial da Visão, data principal do Programa Visão 2020: o Direito à Visão, iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB em inglês), cujo objetivo é erradicar a cegueira evitável em todo o mundo até o ano de 2020.

Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão também tem por objetivo chamar mais atenção para o problema da cegueira global: a cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo ( em relação às crianças, a média é de uma criança cega por minuto).

No entanto, como destaca Juliana Bohn Alves, coordenadora da Comissão de Projetos Sociais da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, até 75% dos casos de cegueira são resultado de causas previsíveis e/ou tratáveis. O tratamento precoce e a conscientização da população, através de programas educacionais, são duas armas poderosas contra a cegueira.

 


"Teste do olhinho" ou "Teste do reflexo vermelho" deve ser feito em todos os recém-nascidos. Em vários
estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, ele é obrigatório


- O cuidado com a saúde dos olhos da criança deve acontecer já na maternidade. Todo recém-nascido deve fazer o "teste do olhinho" para diagnosticar o mais cedo possível doenças como catarata congênita glaucoma infantil e tumores oculares.

Juliana Bohn Alves acrescenta ainda que também é muito importante o acompanhamento oftalmológico nos primeiros anos de vida, pois muitos sintomas, como lacrimejamento constante, dificuldade visual e desvios oculares podem aparecer após o nascimento.

-Faça o exame oftalmológico do seu filho pelo menos uma vez por ano, recomenda a coordenadora da Comissão de Projetos Sociais da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. "Os primeiros anos de vida são muito importantes para o bom desenvolvimento visual das crianças".



Em 2010 a expectativa de vida do brasileiro passou para 73 anos, em 2020, chegará até
78 anos: o cuidado com os olhos faz parte de um envelhecimento saudável


Números falam por si:

Segundo o IBGE, existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. No mundo, de acordo a OMS , cerca de 40 a 45 milhões de pessoas no mundo são cegas e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão.

Desse total, entretanto, de acordo ainda com a OMS, 80% seriam evitáveis caso houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento.

Juliana Bohn Alves lembra também que o brasileiro está envelhecendo: a parcela de idosos nos próximos oito anos representará 14,6% da população, o que significa um salto dos atuais 21 milhões para 30 milhões.

-Como um dos primeiros sinais de envelhecimento são a vista cansada (presbiopia), que surge normalmente a partir dos 40 anos, é nesta faixa etária que os cuidados com os olhos devem ser redobrados, tornando-se fundamental uma visita periódica ao oftalmologista.

Principais causas de cegueira entre crianças:

Retinopatia da prematuridade, glaucoma congênito, catarata congênita e toxoplasmose congênita.



No Instituto Benjamin Constant, (IBC), sob a supervisão do chefe do Serviço de Oftalmologia, Rogério
Neurauter, o exame de uma paciente jovem


Principais causas de cegueira entre adultos:

Catarata (reversível), glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Saiba mais nos links abaixo:

» Dia Mundial da Saúde Ocular- 10/7/2010

» Brasil tem 1,1 milhão de cegos- 14/11/2009

 

 

 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br