A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
IMPRENSA
Verão: atenção redobrada com os olhos, alerta Marcus Safady, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

-A partir de 21 de dezembro até março de 2015, quando termina o verão, estação com dias mais quentes e maior exposição ao sol, os cuidados com a saúde, principalmente com os olhos, devem aumentar, alerta Marcus Safady, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Marcus Safady ressalta que no verão os raios ultravioleta (UVB) estão mais agressivos, portanto os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infecciosas também são maiores. “A exposição prolongada aos raios solares, sem proteção adequada, pode acarretar a ceratite actínica e o pterígio”.


Mãe e filha devidamente protegidas por óculos, mas faltaram chapéus, indispensáveis sempre que adultos e crianças estejam expostos ao sol.

-A ceratite actínica é uma inflamação na córnea, que costuma ocorrer em pessoas expostas ao sol de 6 a 12 horas. Os sintomas são vermelhidão, dor na região dos olhos e sensação de areia. O tratamento é feito com aplicação de soro fisiológico, explica o presidente da SBO.

-Já o pterígio, alteração na membrana que recobre o olho, é resultado de anos de exposição ao sol e à poeira. A doença é caracterizada pelo crescimento de uma massa vermelha na direção da córnea, causando desconforto. Com os sintomas, deve-se procurar um oftalmologista para indicação do colírio adequado. Nos casos mais graves, é necessário procedimento cirúrgico, acrescenta Marcus Safady.


Crianças gostam de brincar na areia, mas recomenda-se que não se exponham ao sol no horário das 10 às 16 horas.

Para evitar problemas com os olhos, o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda a todos, independente da idade, o uso de bonés e óculos de sol de qualidade, com proteção contra radiação UVA e UVB que, em excesso, podem causar danos irreversíveis à visão. “O filtro UV protege a visão dos raios solares”.

Segundo ainda Marcus Safady, as lentes escuras de qualidade duvidosa são ainda mais perigosas, pois ao utilizá-las, a pupila dilata, permitindo a entrada de uma quantidade enorme de radiação. O uso prolongado dessas lentes pode causar a catarata, afirma.


Apesar de óculos escuros, faltou o boné ou chapéu de abas largas. Não é recomendável olhar diretamente para o sol sem óculos protetores.

-A conjuntivite também é bastante comum no verão, uma vez que a bactéria transmissora se prolifera, principalmente em altas temperaturas. A inflamação, que tem os mesmos sintomas da ceratite actínica, é contagiosa e causada, entre outros fatores, por água do mar contaminada e excesso ou falta de cloro em piscinas. O tratamento é com aplicação de água filtrada ou soro fisiológico nos olhos. “É recomendável evitar locais com alta concentração de pessoas”.

O presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia enfatiza que qualquer tratamento deve ser prescrito por um médico oftalmologista, acrescentando que medicamentos, como pomadas e colírios, não devem ser utilizados sem prescrição médica.

Links Relacionados:


» Atenção redobrada com os olhos no verão

 
IDENTIFICAÇÃO
Para acessar a área do médico, identifique-se informando os campos solicitados abaixo:
 
Revista Brasileira de Oftalmologia
Submissão de artigos para Revista Brasileira de Oftalmologia
Acesse:   
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10
OUT
Dia 21/10, das 8h30 às 12h30, no auditório do Cremerj - Júlio Sanderson, Fórum da Câmara Técnica de Oftalmologia do Cremerj - Dia a Dia do Consultório. Vagas limitadas
10
OUT
Iniciam-se dia 16/10, as inscrições para a Prova Cepoa 2018. Serão ofertadas 6 vagas para o curso de Especialização em Oftalmologia. Confira mais informações no regulamento
09
OUT
Confira nova edição do JBO: informações sobre eventos oftalmológicos, inclusive o IX Congresso Nacional e o XX Congresso Internacional da SBO, negociações com seguradoras e muito mais
07
OUT
I Simpósio de Oncologia Ocular, dia 24/10, das 8h às 13h, no Windsor Oceânico Hotel e Congressos, Rio de Janeiro
25
SET
No dia 25/10, às 20h, no Iate Clube Jardim Guanabara, Ilha do Governador, Gilberto dos Passos, chefe do Serviço de Oftalmologia do HFSE, conselheiro do Cremerj, será homenageado como Médico do Ano 2017, eleito por unanimidade pela Sociedade dos Médicos da Ilha do Governador (Somei-Rio RJ)
12
SET
Com o apoio da SBO, a Fenad (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes) promove a 20ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação, de 13 a 18/11
09
AGO
Robert Osher promove seu já tradicional curso "CATARACT SURGERY: TELLING IT LIKE IT IS", na Flórida, de 17 a 21 de janeiro de 2018. Saiba mais na área do médico no link Banco de Oportunidades
14
JUN
Essilor Brasil divulga comunicado à classe oftalmológica. Leia a íntegra do comunicado, sob o título "Compromisso Essilor com a Classe Oftalmológia"
14
JUN
Novas vagas para oftalmologistas. Veja na área do médico, no Banco de Oportunidades
29
MAR
SBO orienta como agir para denunciar prática ilegal da oftalmologia. Leia mais na área do médico, no link Exercício Profissional
14
OUT
Veja no Calendário a agenda de eventos oftalmológicos até setembro de 2019 e programe-se com antecedência
 
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br