A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
IMPRENSA

Principal causa da cegueira irreversivel no Brasil e no mundo

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia, juntamente com o Lions Clube do Rio de Janeiro e a Abrag-Rio (Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma), promove no dia 26 de maio, das 9 às 15 horas, na sua sede, na Rua São Salvador, 107-Laranjeiras (RJ), a Campanha de Prevenção e Detecção do Glaucoma, realizando a medida da pressão intraocular (fator de risco relevante para o diagnóstico da doença).

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da World Glaucoma Association, este ano a doença já terá afetado 60 milhões de pessoas em todo o mundo: 8,4 milhões de pessoas ficarão cegos em consequência do glaucoma.

O Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, oficializado através da Lei Federal n° 10456, de 13 de maio de 2002, tem por objetivo orientar a população sobre os fatores de risco e medidas preventivas para combater a doença, que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e no Brasil.

O glaucoma é responsável por 12,3% dos casos de perda de visão em adultos. A prevalência aumenta com a idade. É estimada entre 1% e 2% na população geral, chegando a 6% e 7% após os 70 anos de idade.

Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares e descendência negra.

Estima-se que no Brasil existam cerca de 985 mil pessoas portadoras de glaucoma, embora o número deva ser bem mais elevado, uma vez que calcula-se que 50% dos portadores ignoram a doença. Caso sejam aceitos os índices da World Glaucoma Association, segundo a qual a doença afeta entre 1% e 2% da população geral,chegando a 6% e 7% após os 70 anos, o Brasil pode ter quase 4 milhões de glaucomatosos.

O glaucoma é uma doença crônica, silenciosa, que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de evitar a perda da visão.

O tratamento clínico inicial é feito com colírios que baixam a pressão intraocular. A terapia com laser é indicada quando o tratamento com colírio não é capaz de conter os níveis elevados de pressão. O procedimento cirúrgico é a última opção de tratamento.

O glaucoma, por ser assintomático, é uma doença perigosa. Por isso a Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda consultas anuais a todos que já têm 40 anos ou mais. Quem tem histórico familiar deve consultar um oftalmologista mais assiduamente.

Mais informações:
Eleonora Monteiro
Assessora de imprensa da SBO:
Tel: (21) 3235-9220 Ramal 29
Celular: (21) 9918-3245

 
IDENTIFICAÇÃO
Para acessar a área do médico, identifique-se informando os campos solicitados abaixo:
 
Revista Brasileira de Oftalmologia
Submissão de artigos para Revista Brasileira de Oftalmologia
Acesse:   
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19
ABR
JBO 176 já está disponível para baixar em pdf no link JBO
19
ABR
1º CLORE - Curso de Córnea, Lentes de Contato, Ortoceratologia e Refratometria, no auditório da SBO, de 28 de junho a 1º de julho. Confira programação científica
17
ABR
2ª Sessão Extraordinária da SBO, dia 27/04, às 20h, reúne os Serviços do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), MP Oftalmo, Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa (IBAP) e Hospital Central da Aeronáutica (HCA)
11
ABR
IBAP Oftalmologia promove Curso de Lentes de Contato - Teórico/Prático Professor Cléber Godinho, nos dias 28 e 29 de abril
05
ABR
Vende-se clínica oftalmológica, toda equipada e com vários convênios. São 3 unidades na cidade do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Madureira e Bangu. Veja mais na área do médico em Banco de Oportunidades
03
ABR
Simpósio Internacional de Oncologia Ocular , Tumores Intraoculares e Anexos, dia 29/4, no Hotel Mercure BH Lourdes, Belo Horizonte, com participação de Bita Esmaeli (EUA), Dan S.Gombos (EUA) e Geoffrey Rose (Inglaterra)
29
MAR
SBO orienta como agir para denunciar prática ilegal da oftalmologia. Leia mais na área do médico, no link Exercício Profissional
10
FEV
40º Simpósio Internacional de Oftalmologia do IPEPO traz dados inéditos do Zika vírus no Brasil e nos Estados Unidos
26
JAN
CFM orienta CRMs sobre o uso de nome social por médicos transgêneros em documentos administrativos. Saiba mais na área do médico, no link Fique Atento
14
OUT
Veja no Calendário a agenda de eventos oftalmológicos até outubro de 2018 e programe-se com antecedência
 
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br