A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
IMPRENSA
Dia do Oftalmologista
 
Colegas,

Dia 7 de maio é o Dia do Oftalmologista, uma data que nos deveria trazer só alegrias, comemorações, mas, infelizmente, vivemos momentos difíceis.

O perigo nos ronda seja com a possibilidade do Governo Federal levar à frente a ideia de um Programa Mais Especialidades, na esteira do que considera um “sucesso”- o Programa Mais Médicos-, sem consultar os oftalmologistas. Seja na volta à discussão do projeto de lei que regulamenta a profissão de optometrista.

O Governo Federal já sinalizou, através do Ministro da Saúde Arthur Chioro, que as três primeiras especialidades do Programa Mais Especialidades, serão as mais procuradas: Cardiologia, Ortopedia e Oftalmologia. Ele seria prioritário, podendo ser até criado um imposto para financiamento da saúde pública, nos moldes do famigerado CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira), oimposto sobre cada cheque descontado. O CPMF vigorou de 1997 a 2007 e, como sabemos, nenhum centavo foi para a saúde pública, que nesse período só fez piorar!

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia vem promovendo campanhas de conscientização da população para a importância do exame oftalmológico, que só pode e deve ser feito por um oftalmologista, usando todos os recursos possíveis, chamando os colegas e as sociedades filiadas a participar de projetos como os recentes Bem Estar Global em cidades como Florianópolis, Belo Horizonte e Belém.

Também promovemos Campanhas de Prevenção do Glaucoma, de Acuidade Visual e participamos de diversos projetos sociais, sempre com o foco na melhora da qualidade de vida da população brasileira: mais de 80% da relação do indivíduo com o mundo se dá através da visão.

Queremos ampliar o alcance do sistema público de saúde, ampliando o acesso à Atenção Básica para a oftalmologia. Para isso, sem esquecer as gestões junto às autoridades, contamos com cada oftalmologista para mostrar a seus pacientes que exame ocular não se limita a “exame para óculos”

Escolhemos Brasília para sediar o VIII Congresso Nacional, de 9 a 11 de julho, entre outros motivos, para permitir o acesso do maior número de colegas. A cidade fica a duas horas de voo das principais cidades brasileiras. Venha, vamos discutir juntos nossos problemas e buscar soluções.

Um forte abraço,

João Alberto Holanda de Freitas
Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (2015-2016)
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br