A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
13/10/2016 - Dia Mundial da Visão alerta para prevenção da cegueira no mundo e a importância da detecção precoce

Com o objetivo de evitar a cegueira, o Dia Mundial da Visão é comemorado no Brasil em 2016 com o tema "Juntos Somos Mais Fortes" ("Stronger Together"). A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e celebrada anualmente na segunda quinta-feira de outubro, chama a atenção para os perigos à visão.

Nesta data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades realizam ações de conscientização e esclarecimento para que todos reflitam sobre o que está ao nosso alcance fazer para que até 2019 tenhamos reduzido em 25% o total de cegos por causas que poderiam ser evitadas.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) alerta para o problema da cegueira global: a cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo (em relação às crianças, a média é de uma criança cega por minuto). No entanto, até 75% dos casos de cegueira são resultado de causas previsíveis e/ou tratáveis, destaca João Alberto Holanda de Freitas, presidente da SBO.

Segundo o IBGE, existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. No mundo, de acordo a OMS, cerca de 40 a 45 milhões de pessoas são cegas e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. Desse total, entretanto, de acordo ainda com a OMS, 80% seriam evitáveis caso houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.

Ainda, segundo a OMS, de cada dez casos de perda de visão, oito poderiam ser evitados se detectados precocemente com visitas periódicas ao oftalmologista. Embora a maioria dos problemas oftalmológicos se manifeste a partir dos 40 anos, hoje se recomenda que a primeira consulta deva ocorrer quando a criança tem entre dois e três anos. No início da escolarização todas devem ser submetidas a exame de acuidade visual: os vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) quando não corrigidos podem levar à perda visual.

Além disso, algumas doenças oculares podem ser detectadas quando a criança nasce, com o Teste do Olhinho, feito ainda na maternidade. As doenças mais comuns em crianças são: retinopatia da prematuridade, glaucoma congênito, catarata congênita, toxoplasmose congênita e retinoblastoma.

De acordo ainda com os números da OMS, cerca de 80% das 45 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. As principais causas de cegueira entre adultos são: catarata (reversível), glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

A notícia que se pode comemorar é que a maioria dessas doenças têm prevenção e tratamento, inclusive com modernos recursos cirúrgicos, como exame de fundo de olho, obrigatório em qualquer exame oftalmológico. O tratamento precoce e a conscientização da população, através de programas educacionais, são duas armas poderosas contra a cegueira.

 
IDENTIFICAÇÃO
Para acessar a área do médico, identifique-se informando os campos solicitados abaixo:
 
Revista Brasileira de Oftalmologia
Submissão de artigos para Revista Brasileira de Oftalmologia
Acesse:   
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20
SET
Dias 22 e 23 de setembro em Itajubá (MG), X Simpósio Sul Mineiro de Oftalmologia. Confira a programação completa
12
SET
Com o apoio da SBO, a Fenad (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes) promove a 20ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação, de 13 a 18/11
11
SET
5ª Sessão Extraordinária da SBO, dia 28/9, às 20h, reúne os Serviços do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), Oftalmoclínica de São Gonçalo, Hospital Naval Marcílio Dias e Cirurgia Ocular de São Cristóvão (COSC)
11
SET
Dia 23/9, das 9 às 13h, no Instituto Benjamin Constant, “Evento Anual do Retina Rio” com palestra do oftalmologista-geneticista de Portugal, Eduardo Silva. A entrada é gratuita
09
AGO
Robert Osher promove seu já tradicional curso "CATARACT SURGERY: TELLING IT LIKE IT IS", na Flórida, de 17 a 21 de janeiro de 2018. Saiba mais na área do médico no link Banco de Oportunidades
14
JUN
Essilor Brasil divulga comunicado à classe oftalmológica. Leia a íntegra do comunicado, sob o título "Compromisso Essilor com a Classe Oftalmológia"
14
JUN
Novas ofertas de equipamentos. Veja na área do médico no Banco de Oportunidades
29
MAR
SBO orienta como agir para denunciar prática ilegal da oftalmologia. Leia mais na área do médico, no link Exercício Profissional
14
OUT
Veja no Calendário a agenda de eventos oftalmológicos até setembro de 2019 e programe-se com antecedência
 
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br