A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações

Campanha tem por objetivo alertar sobre o perigo de esfregar ou coçar os olhos

- Um hábito tão comum: esfregar ou coçar os olhos, pode ter consequências sérias, alerta o oftalmologista Renato Ambrósio Jr., membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, que lançou recentemente um livro sobre o assunto - "Tenho Ceratocone. E Agora?"

Segundo o especialista, o ato de coçar prejudica a visão, mas a má informação prejudica muito mais, razão pela qual foi lançada a Campanha Violet June, promovida mundialmente pela Keratoconus Awareness Campaign. No Brasil, a Campanha tem o apoio da SBO, do CBO e de outras entidades oftalmológicas.

- O diagnóstico de Ceratocone pode ser devastador para o paciente e sua família por falta de orientação, alerta Renato Ambrósio Jr., lembrando que a educação para promover o conhecimento e a tomada de consciência do público não médico sobre a doença são aspectos fundamentais. As estatísticas da literatura especializada mostram a incidência de 1 caso para cada 2mil pessoas (0,5%).

O Ceratocone é uma doença da córnea, na qual a córne aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone.

Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva à distorção das imagens e determina limitação para a eficiência das lentes esfero-cilíndricas de óculos.

Embora normalmente o Ceratocone não leva á cegueira, pode levar a uma acentuada perda da visão. Inicia-se geralmente na adolescência, afeta um pouco mais as mulheres do que os homens, e evolui geralmente até os 30/35 anos, quando ocorre uma estabilização natural.
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220     E-mail: sbo@sboportal.org.br   E-mail Imprensa: midia@sboportal.org.br