A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
PALAVRA DO PRESIDENTE
 
Quando se assume a direção de uma entidade é que temos oportunidade de conhecê-la em profundidade, o que ela é e representa para a comunidade onde está inserida. Assim sendo, pude avaliar o quanto as diretorias anteriores engrandeceram a nossa querida Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

De início me comprometi de todas as maneiras a ampliar o quadro social, que no passado foi maior e atualmente vem sofrendo uma redução perfeitamente explicável pela criação de várias sociedades de subespecialidades entre elas: Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular, Sociedade Brasileira de Glaucoma, Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Sociedade Brasileira de Uveítes, Sociedade Norte Nordeste de Oftalmologia fora as internacionais. Chega um momento que esquecemos, não lembramos se pagamos a anuidade desta ou daquela sociedade a que pertencemos. Esta é uma realidade que constatamos.

Desde a gestão anterior, seguindo os estatutos, nos anos ímpares os Congressos Nacionais são realizado fora da cidade do Rio de Janeiro, sede da SBO. A experiência de 2013, em Foz de Igua- çu-PR foi boa. Realizamos então o VIII Congresso Nacional da SBO em Brasília, um sucesso não só pelo Programa Científico, como pelo local: o monumental Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Até parecia que estávamos nos Estados Unidos, no Congresso da Academia Americana de Oftalmologia. Para o ano de 2017, o IX Congresso Nacional está sendo organizado pelos colegas pernambucanos em Recife- no Sheraton-Reserva do Paiva, inserido numa verdadeira reserva ecológica. Ele acontecerá de 6 a 8 de julho.

Nos anos pares, o Congresso Internacional continua sempre sendo realizado no Rio de Janeiro. Em 2016, de 7 a 9 de julho, sob a presidência de Armando Crema, realizamos o XIX Congresso Internacional, no Windsor Barra Hotel, sucesso de público e de conteúdo programático, sem esquecer a contribuição dada pela sua localização privilegiada: a Barra da Tijuca com suas praias, shoppings, bares e restaurantes.

Além dos dois congressos realizados sob a égide da SBO, nesses dois anos de nossa gestão mantivemos a política de apoio às Sociedades Filiadas não só divulgando seus eventos, como também dando total suporte na realização dos Congressos da Sociedade Sul Mineira de Oftalmologia em Pouso Alegre e Poço de Caldas, respectivamente, em 2015 e 2016.

Atendendo à solicitação da TV Globo, organizamos e participamos, juntamente com colegas das Sociedades filiadas locais, do Programa Bem Estar Global em nove cidades (Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Salvador, Vitória, Campinas, Manaus e Brasília) levando para a população local informações sobre a importância do exame oftalmológico realizado por médico oftalmologista para detecção precoce e prevenção da catarata, glaucoma, retinopatia diabética, etc. Na ocasião também foram realizados exames e encaminhamentos de pacientes.

A nossa sede esta sendo cuidada com muito carinho. Conseguimos junto à Prefeitura do Rio de Janeiro registro das plantas do nosso prédio e sua avaliação patrimonial, o que não se fazia há mais de 40 anos. Deu trabalho, mas agora está tudo legalizado. Estamos aguardando autorização da Prefeitura para efetuarmos uma adequação do nosso prédio para sediarmos o Museu Interativo João Diniz. Adquirimos uma lousa digital para melhorar a qualidade visual das apresentações das aulas e palestras, assim como permitir maior interatividade entre professores e alunos. Trocamos todo o telhado e o piso do auditório. Foi também renovado todo equipamento de informática.

Com relação ao ensino, o curso de especialização é um sucesso. E a pós-graduação latu senso, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, agora Unesa, poderá em breve chegar nacionalmente on line. Estamos trabalhando forte neste sentido. A educação continuada tem sido incrementada e as sessões extraordinárias continuam acontecendo na última quinta-feira do mês, como é tradicional, sempre com apresentação de bons temas livres e casos clínicos.

Continuamos com o convênio com os Serviços de Residência em Oftalmologia de todo o país, disponibilizando gratuitamente a RBO aos residentes dos Serviços credenciados. Também estamos fortalecendo as parcerias com as Ligas de Oftalmologia.

Mantemos nosso convênio com as Sociedades Portuguesa, Francesa e Italiana de Oftalmologia.

E, com prazer, anunciamos que o Livro da Família Oftalmológica Brasileira já está em fase final de elaboração.

É a Sociedade Brasileira de Oftalmologia renovando-se a caminho do seu 95º aniversário, comemorado em 2017.

Cordialmente,
João Alberto Holanda de Freitas
Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Palavra dos presidentes anteriores:
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br