A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
PALAVRA DO PRESIDENTE
 
Balanço de gestão à frente da SBO (Biênio 2017-2018)
 

Fim de ano é sempre uma oportunidade de se fazer um balanço. No nosso caso, um balanço de dois anos, tempo de duração da nossa gestão à frente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

A atual diretoria manteve todas as atividades que a Sociedade Brasileira de Oftalmologia já realizava, tais como o Curso de Pós-Graduação em Oftalmologia Lato Sensu em parceria com a Estácio, as Sessões Extraordinárias com todos os Serviços de Oftalmologia do Rio de Janeiro, as Campanhas de Prevenção do Glaucoma e do DiaMundial da Visão. E ainda promoveu outros encontros, como os dois cursos de Educação Médica Continuada de Lentes de Contato- o CLORE. Participou também de várias atividades de defesa profissional, sempre em conjunto com os CRMs e a Cooeso-RJ e a FeCooeso.

Dois congressos foram realizados com sucesso.O IX Congresso Nacional da SBO,em Recife, de 6 a 8 de julho de 2017, no Sheraton Reserva do Paiva Hotel &ConventionCentrer, que reuniu número expressivo de colegas do Norte e Nordeste, dando continuidade à política de descentralização do evento nacional, iniciada em 2013, quando a Sociedade promoveu o encontro de Foz do Iguaçu, seguido dois anos depois pelo de Brasília. E o XX Congresso Internacional da SBO, de28 a 30 de junho de 20198 no Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro, quando vários cursos bateram recorde de público, principalmente o Simpósio Internacional "A Fantástica Cirurgia Ocular do Século XXI".

Nesse XX Congresso Internacional reeditamos a Medalha José Antonio de Abreu Fialho, concedida ao prof. Miguel Burnier Jr., nome que projetou a Oftalmologia Brasileira muito além do que nos olhos alcançam, desculpem o trocadilho. Sua palestra sobre “BiopsywithoutTissue: The Use ofLiquidBiopsy in Ophthalmologymostrou o futuro que se descortina para as novas gerações de oftalmologistas.

A atual diretoria também deu continuidade ao projeto iniciado na gestão anterior do prof João Alberto Holanda de Freitas de reforma da atual sede, com criação de novas instalações e do Espaço Memória SBO, que resgata a história da Oftalmologia através de documentos, livros e aparelhos, alguns datados do século XIX e até antes.

Só existe presente e futuro, quando conhecemos nosso passado, e o Espaço Memória SBO certamente é uma contribuição significativa para que saibamos mais sobre os primórdios da Oftalmologia Brasileira.

A reforma da sede da SBO, com uma distribuição mais racional do espaço físico, também vai facilitar a administração e condução das atividades da Sociedade, preparando-a para seu centenário.

Lembramos também do próximo X Congresso Nacional da SBO sob a presidência dos profs. Remo Susanna Jr e Rubens Belfort de Mattos Jr, que promete ser um marco na Oftalmologia Brasileira, reunindo pela primeira vez a USP e a Unifesp.

Sempre à frente do seu tempo, a SBO será presidida nos próximos dois anos por uma mulher. Reiteramos nossos votos de sucesso para a futura diretoria, sob a presidência da Dra Edna Almodin, primeira mulher presidente da SBO,que irá conduzir a Sociedade nos preparativos para a comemoração dos seus 100 anos.

Armando Crema
Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Biênio 2017-2018

 

Palavra dos presidentes anteriores:
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220     E-mail: sbo@sboportal.org.br   E-mail Imprensa: midia@sboportal.org.br