A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações

PALAVRA DO PRESIDENTE

 

Nossa marca é nosso maior patrimônio

Em 1922 surgia a Sociedade Brasileira de Oftalmologia na capital do país e principal centro cultural e de medicina do Brasil. O Rio de Janeiro reunia os principais médicos, hospitais e escolas de medicina. Foi também o berço da residência médica.

Estatutariamente, desde sua fundação, sua missão não mudou. A SBO foi criada para promover o ensino e pesquisa em oftalmologia, atuar em campanhas educacionais e exames com o objetivo de melhorar a saúde ocular da população.

Ao longo desses anos muitas gerações frequentaram os cursos e congressos promovidos pela Sociedade. Médicos que vinham e retornavam de todos os estados do Brasil, criando assim um forte vínculo com a instituição. Deste modo constituiu-se uma SBO forte e presente de norte ao sul do nosso país.

Nosso maior desafio é renovar, tornar jovem nossa Sociedade com quase 90 anos. É redefinir o que somos e o que queremos ser neste século XXI, buscando aumentar a adesão e fidelização dos sócios.

A oftalmologia brasileira tem um histórico de luta na defesa profissional. Tem sido uma das especialidades mais mobilizadas nas discussões por melhores condições para o exercício profissional. Foi na nossa SBO que nasceu a Cooeso (Cooperativa Estadual de Serviços Administrativos em Oftalmologia). No biênio 2011-2012 vamos dar continuidade a este trabalho.

No ensino temos a consolidação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, uma Comissão de Educação Continuada motivada e com a incumbência de montar cursos de qualidade, com possibilidade de levar a outros estados, um futuro curso de iniciação em oftalmologia, o compromisso de manter a excelência de nossos congressos, além de buscar uma integração maior com as universidades.

A SBO é internacional e está presente em muitos congressos nas Américas e na Europa, com destaque na integração com as sociedades de língua latina. Com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos que serão realizados no Brasil, certamente o interesse tende a crescer e nosso congresso internacional de 2012 dele se beneficiará.

Mas é na área social nossa maior preocupação. Responsabilidade social é uma obrigação para todos nós. Como estratégia, criamos a Comissão de Projetos Sociais. Fortificar as parcerias com as organizações não governamentais, Lions, Abrag, Retina Rio, entre outras, com o objetivo de elaborar material educacional, ações em escolas, feiras de saúde, serão intensificadas. Através da Comissão de Relações Institucionais vamos buscar sugestões e projetos para reduzir a vergonhosa incidência de cegueira na população de baixa renda.

Nossa marca é nosso maior patrimônio. Com o nome SBO não será difícil ampliar os serviços aos associados, firmando ou ampliando parcerias com instituições financeiras, empresas de seguro, turismo, advogados, entre outras, em benefício dos sócios.

Aderbal Alves Jr.
Presidente da SBO

Palavra dos presidentes anteriores:
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br