A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
SBO EM AÇÃO
Dia 8 de outubro: Dia Mundial da Visão
Mais de 3 mil alunos, professores e funcionários da rede municipal receberão atendimento oftalmológico e óculos gratuitos no Rio de Janeiro,no Dia Mundial da Visão

No mundo, 30% das crianças e jovens têm algum tipo de problema de visão, porém não tem acesso à correção, impactando negativamente não só a saúde como também o desempenho escolar, segundo dados do Vision Impact Institute - primeira organização mundial na América Latina dedicada às questões sócio-econômicas relacionadas à visão.

No Brasil, 22,9% da evasão escolar está relacionada a algum problema visual. Além disso, crianças com baixa visão são três vezes mais propensas a serem reprovadas, quando comparadas àquelas que possuem visão normal, de acordo com estudos do Vision Impact Institute.

Diante dessa realidade, no Dia Mundial da Visão, comemorado este ano no dia 08 de outubro, o Instituto Ver & Viver (IVV) promoverá ações junto a alunos e funcionários da rede pública do Rio para corrigir a visão de quem precisar e, também, promover a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a visão.

Na ocasião, 3,4 mil crianças e jovens do 1º ao 9º ano de quatro escolas municipais do Rio de Janeiro, dentre elas o GEO do Caju e a Vicente Licínio, na Praça Mauá, bem como professores e funcionários, receberão atendimento oftalmológico. E todos aqueles que necessitarem de correção visual receberão os óculos gratuitamente.

A ação acontecerá em 3 etapas. Primeiramente, com a colaboração de voluntários do Lions Clube, do Instituto Nissan e da multinacional francesa Essilor, alunos, professores e funcionários das escolas selecionadas passarão por um processo de triagem visual. Aqueles que tiverem dificuldade para enxergar receberão uma avaliação mais detalhada com oftalmologistas que utilizarão consultórios móveis para realizarem o atendimento. Sendo comprovada a necessidade de correção, os pacientes poderão escolher as armações que desejarem e receberão, posteriormente, os óculos com as lentes oftálmicas adequadas, doadas pelo Instituto Nissan. O evento, que será das 8h30min às 16h, é uma iniciativa do Instituto Ver & Viver (IVV), associação sem fins lucrativos da Essilor Brasil, em parceria com o Instituto Nissan e a Secretaria de Educação e Saúde (PSE) do Município do Rio.

O Lions Clube Internacional, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e a Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica - também apóiam a iniciativa através da realização da triagem visual e dos exames oftalmológicos.

As pessoas se preocupam cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade do cuidado com a saúde dos olhos. Atualmente, 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo possui algum problema de visão, sendo que 2,5 bilhões não têm acesso a correção visual, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, cerca de 20% da população, algo em torno de 40 milhões de pessoas se encontram nessa situação. Além disso, 80% das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas com soluções de baixo custo, de acordo com dados do Vision Impact Institute.

 

 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br