A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
SBO EM AÇÃO

44º Prêmio Varilux de Oftalmologia 2015 premia três mulheres

Pela primeira vez na história, desde sua criação em 1972, três mulheres oftalmologistas foram vencedoras do Prêmio Varilux, uma parceria da Sociedade Brasileira de Oftalmologia com a Varilux-Essilor.

Dras. Nadyr A. Damasceno (RJ), Roberta Lililian Fernandes de Sousa Meneghim (SP) e Vanessa Waisberg (MG) receberão o 44º Prêmio Varilux no dia 7 de julho, no Centro de Convenções do Windsor Barra Hotel, na Sessão Solene de Abertura do XIX Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Para o presidente da SBO, João Alberto Holanda de Freitas, a premiação apenas confirma a participação crescente das mulheres na oftalmologia brasileira seja na área clínica, cirúrgica, ou na pesquisa e no magistério. Ele lembra que o último censo do Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Previdência Social mostra que as mulheres já representam 30% dos 16,3 mil oftalmologistas brasileiros.

Dra.Nadyr A. Damasceno venceu na Categoria Incentivo à Pesquisa: Refração, com o trabalho "Refração e Síndrome de Fadiga Visual no Uso do Sistema de Televisão ULTRA-HD-4K de Tela Curva: Efeitos sobre Sensibilidade de Contrastes, Amplitude de Acomodação e Desordens Visuais Transitórias em Sistemas de Televisão de Alta Resolução".

Dra. Roberta Lilian Fernandes de Sousa Meneghim foi a ganhadora na Categoria Master com "O Trachoma no Município de Botucatu- Estado de São Paulo: Medidas de Detecção, Educação em Saúde, Prevenção e Tratamento".

Na Categoria Sênior, a ganhadora do 44º Prêmio Varilux de Oftalmologia 2015 foi a Dra.Vanessa Waisberg, que apresentou "Tomografia de Coerência Óptica da Retina Contribui para o Diagnóstico da Neurofibromatose Tipo 2".

A Comissão Julgadora foi constituída pelos profs. Francisco Valter da Justa Freitas (CE), Theophilo José de Freitas Neto (PE) e Edmundo Frota de Almeida Sobrinho (PA).

 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br