A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
SBO EM AÇÃO
No Dia Nacional de Combate ao Diabetes- 26/6- um alerta: diabético tem 30 vezes mais chance de ficar cego. Acompanhamento oftalmológico é fundamental, alerta Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Visão normal e visão com retinopatia diabética
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 8,5% da população mundial- 422 milhões de pessoas-, sofre de diabetes. No Brasil, 7% da população é diabética, o que representa 14 milhões de pessoas.

O Dia Nacional de Combate ao Diabetes, 26 de junho, é uma boa oportunidade para refletir sobre essa doença que, ainda de acordo com a OMS, aumentou quatro vezes dos últimos 35 anos. No Brasil, também se verifica um aumento expressivo nos últimos anos, principalmente porque o brasileiro está cada vez mais adotando hábitos dos países do Primeiro Mundo.

- Falta de exercício, má alimentação e obesidade são os principais fatores que podem levar um indivíduo a desenvolver diabetes, segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Mário Motta, ao ressaltar que, de acordo com os últimos levantamentos, 40% dos diabéticos possuem retinopatia, que pode levar à cegueira irreversível.

- A retinopatia diabética ocorre por danos acumulados nos pequenos vasos sanguíneos da retina, afetando diretamente os olhos. Esse problema também pode causar a catarata e o glaucoma.

De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia ,é importante a visita periódica a um médico oftalmologista a partir dos 40 anos não só porque é nessa idade que começam a aparecer os problemas de visão, como a presbiopia (vista cansada), mas também para a detecção precoce de outra patologias oculares.

- Muitas vezes os sintomas de diabetes estão camuflados, mas em um exame oftalmológico, feito por um médico oftalmologista, é possível detectar o diabetes. “E quanto mais rápido o diabetes for detectado, mas fácil o controle da doença, que afeta o indivíduo no auge da produção laborial”, conclui.
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br