A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
SBO EM AÇÃO
Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível
Dia 26 de maio é dedicado ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data instituída com o objetivo de disseminar informações à população sobre a doença que é considerada silenciosa. A doença é a principal causa de cegueira irreversível no mundo (12,3%), segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e uma estimativa aponta que em 2020 haverá no mundo 79,6 milhões de pessoas com glaucoma.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta que o glaucoma é uma doença crônica, silenciosa, que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de evitar a perda da visão.

- Por ser assintomática, é comparada a um ladrão na noite que "rouba" campo de visão aos poucos sem que se perceba, alerta a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Estima-se que o Brasil já registra 1 milhão de casos da doença, embora o número deva ser bem mais elevado, uma vez que calcula-se que 50% dos portadores desconheçam a doença, por não ter acesso ao atendimento médico.

O glaucoma é um grupo de doenças dos olhos que causa dano progressivo ao nervo óptico no ponto onde ele deixa o olho para transportar informações visuais para o cérebro. Se não forem tratados, a maioria dos tipos de glaucoma (sem aviso nem sintomas óbvios para o paciente) avança e gradualmente agrava os danos visuais, podendo levar à cegueira irreversível.

Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes, uso prolongado de corticoides, presença de lesões oculares e descendência negra. Por isso a Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda consultas anuais a todos que já têm 40 anos ou mais. Quem tem histórico familiar deve consultar um oftalmologista mais assiduamente.
Para lembrar à população a importância da prevenção do glaucoma, no dia 26, o Cristo Redentor é iluminado de verde, a cor do glaucoma, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma (Abrag).
 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br