A Sociedade    |    Palavra do Presidente    |    Oftalmologistas Sócios    |    Sociedades Filiadas    |    Leis e Normas    |    Glossário    |    Recomendações
SBO EM AÇÃO

Dia da Saúde Ocular, ocasião para enfatizar a importância dos cuidados com os olhos

Com o objetivo de estimular o cuidado da saúde dos olhos foi criado o Dia da Saúde Ocular, que é celebrado anualmente no dia 10 de julho. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem cerca de 1,2 milhão de cegos no Brasil. Deste total, 700 mil casos poderiam ser evitados e reversíveis casotivesse sido feito um acompanhamento adequado a tempo.

A data foi estabelecida para chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e mostrar à população os benefícios das medidas preventivas. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia que, estatutariamente, tem entre seus objetivos a preservação da saúde ocular da população, participa do Dia da Saúde Oculare de todas as datas que enfatizam o cuidado com os olhos.

Armando Crema, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), destaca a extrema importância de cuidar dos olhosno nosso dia-a-dia. “A saúde dos olhos precisa ser levada a sério e a melhor maneira é a prevenção, que deve começar ainda na maternidade. Realizar exames oftalmológicos periodicamente também é importante”afirma, acrescentando que a preocupação é justificada: 80% da nossa relação com o mundo se dá através da visão (os olhos são responsáveis por traduzir para o cérebro cerca de 80% das informações recebidas pela pessoa, convertendo a luz emitida pelos objetos em imagens nítidas na retina).

- Algumas doenças como Retinopatia da prematuridade, Glaucoma congênito, Atrofia ótica, Catarata congênita e Toxoplasmose sãocausas de cegueira e baixa visão infantil no país, e poderiam ser evitadas. Todo recém-nascido deve fazer o "Teste do Olhinho", Teste do Reflexo Vermelho para diagnosticar o mais cedo possível tais doenças, alerta ainda Armando Crema, lembrando que o teste é obrigatório e muitos hospitais já o fazem.

Embora a maioria dos problemas oftalmológicos se manifeste a partir dos 40 anos, hoje se recomenda que a primeira consulta deva ocorrer quando a criança tem entre dois e três anos. No início da escolarização todas devem ser submetidas a exame de acuidade visual: os vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) quando não corrigidos podem levar à perda visual.

Alguns problemas visuais podem ser confundidos com dificuldade aprendizado e interferem diretamente na alfabetização das crianças. Estima-se que 20% da população estudantil deveria usar correções óticas e não o faz por falta de campanhas nas escolas.

A SBO preconiza ainda um exame oftalmológico realizado na idade adulta, entre 30 e 40 anos. E a partir dos 40 anos, a recomendação é um exame anual. Pessoas com familiares portadoras de alguma doença ocular devem fazer exames mais frequentemente desde a infância.

Além disso, não fumar, não se expor ao sol sem proteção (óculos, chapéu e filtro solar) e alimentação saudável, rica em vitaminas, são cuidados fundamentais para manter a boa visão, assim como visitar periodicamente um oftalmologista.

Algumas recomendações para cuidar dos olhos:

  • Lavar bem as mãos e com frequência. Nunca coloca-las nos olhos.
  • Nunca coçar ou esfregar os olhos.
  • Manter os cílios e as pálpebras limpas- sempre que lavar o rosto, lavar os cílios e pálpebras, de preferência com soluções específicas ou xampu neutro diluído em água morna.
  • Não utilizar colírio sem indicação médica. Não existe colírio inócuo.
  • Não compartilhar produtos de maquiagem. Removê-la com produtos adequados e nunca dormir sem tirar toda a maquiagem.
  • Lentes de contato são individuais. Antes de usá-las lavar bem as mãos. Higienizar bem e guardar corretamente as lentes em soluções adequadas.
  • Óculos também são de uso individual e devem ser feitospara encaixar anatomicamente ao rosto e olhos.
  • Óculos de sol devem filtrar de 99 a 100% de toda a radiação UV (abaixo dos 400nm), filrar a radiação azul (entre 400 e 500 nm) e cobrir a região ao redor dos olhos.

Atenção: Por lei, apenas um médico oftalmologista pode receitar e prescrever óculos de sol e lentes de contato. Cabe a ele também conferir se os óculos foram feitos de acordo com a receita.

 Rua São Salvador, 107 - Laranjeiras - RJ - Cep: 22.231-170    Tel.: +55 (21) 3235-9220 | Fax.: +55 (21) 2205-2240    E-mail: sbo@sboportal.org.br   E-mail Imprensa: midia@sboportal.org.br