Page 89 - Família Oftalmológica Brasileira
P. 89
Primeiro número do Jornal Brasileiro de Capa da edição de novembro-dezembro de 2011 da
Oftalmologia (JBO), criado pelo prof. Flávio Revista Brasileira de Oftalmologia, criada em 1942
Rezende, datado de junho de 1987
principalmente pelo Dr. Sérgio Fernandes. Editorial, Mem de Sá (Ferdinand Teixeira Mendes),que fazia a
Fique de Olho na Notícia, Calendário Oftalmológico arte, infelizmente já falecido. E também Eleonora
foram as seções do primeiro número. A parte Monteiro, que é a jornalista responsável atual. O jornal
administrativa e algumas seções, como Calendário de tomou um impulso muito grande, melhorando o
Eventos, Convênios com Empresas, Biblioteca, eram papel, outras seções também foram criadas, como
feitas por mim, João Diniz. Olho Vivo, Conta-Gotas, Opinião, Fundo de Olho,
Após juntar todas as notícias, Dr. Sérgio Fernandes Entrevistas, Memória Viva, Tempo e Memória, Coffee
classificava as notícias por ordem de importância. Após Break, Ponto e Contraponto, A Visão da Justiça, JBO
as matérias escolhidas, a transcrição das matérias num Pergunta, Oft@lmonline, Informativo da FeCooeso/
sistema que se chamava na época de Ventura. O JBO Coeeso, Confira, Na Estante, Seção Brasil,
era feito no jornal Gazeta Mercantil, na rua atrás da Rua International Corner, Fique por Dentro da SBO.
Marechal Floriano (perto da Central do Brasil). O sistema utilizado em computação gráfica foi
O tempo foi passando, o jornal foi melhorando, melhorado. À medida que o tempo foi passando, e
passou a sair com 6, depois com 8 páginas, até chegar com a competência da Eleonora Monteiro, que hoje
às 20, 24 ou 28 páginas atuais. Foram criadas outras edita, praticamente escreve o jornal de ponta a ponta,
seções. E a partir do número 23 (janeiro-fevereiro de revisa, confere, faz tudo, o JBO ganhou outra
1990), o JBO passou a abrigar anúncios de empresas. dimensão. Na parte de editoração gráfica tem o Marco
Em 1993, na presidência do prof. Morizot Leite Filho, Antonio Pinto, responsável pela diagramação,
a partir do número 39 (abril-maio de 1993), o JBO orientado pela Eleonora.
passou a ter um jornalista responsável, Luiz O JBO hoje tem uma linguagem clara e objetiva,
Marchesini, que editava, diagramava, e o levava para abrangendo todas as áreas da oftalmologia. Nossos
rodar na Tribuna da Imprensa. À época, foram criadas congressos são bem divulgados. Através do JBO o
outras seções como Você Sabia?, Filiadas da SBO, Boas associado tem uma idéia muito boa do que a SBO
de Ver, Compra e Venda, Biblioteca da SBO, Videoteca oferece, uma excelente divulgação das atividades
da SBO, Convênio da SBO, Espaço Aberto. A partir científicas não só da Sociedade, mas também de outras
do número 40 a logo do JBO passou a ser impresso entidades, além de um bom conteúdo cultural. É um
em azul. A partir do número 45 o JBO passou a ser jornal bastante dinâmico.
impresso em cores. A publicidade, supervisionada por mim, está a
Ao assumir a presidência em 1995, Dr. Sérgio cargo do contato publicitário Westinghouse Carvalho.
Fernandes trouxe o jornalista, caricaturista e chargista
90 anos de história 87