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JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia 48 Nº 203 - Outubro/Novembro/Dezembro - 2023
TEMPO E HISTÓRIA
A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA
NAS CAMPANHAS PÚBLICAS NO BRASIL
Datam de muitos anos as campanhas públicas realizadas ou
colaboradas pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, sen-
do a primeira que se tem notícia a realizada em 1938, a Cam-
panha sobre Tracoma.
Estas campanhas nacionais promovidas pela SBO, algumas
com a colaboração do poder público, além de seu aspecto
social, chamam a atenção da sociedade para as patologias
oculares e os cuidados que a população tem que ter para Em 2014, a SBO lançou a Campanha Nacional de Exame
prevenção e os cuidados necessários com a visão.
Oftalmológico. Com painéis e cartazes espalhados por 143
estações de metrô no Rio de Janeiro e em outras cidades do
É impossível descrever tudo que foi feito devido ao núme- Brasil, a iniciativa estimulava a interação com os pedestres,
ro bastante elevado de ações realizadas. Citaremos aqui al- que eram convidados, através do material informativo afixa-
gumas em que, além da divulgação de importantes temas, do em pontos estratégicos, a realizar um autoexame. Caso
foram também realizados milhares de exames, doações de identificassem dificuldade de leitura, a recomendação era
óculos, cirurgias, etc. A Campanha Nacional do Estrábico procurar o médico oftalmologista. A ação foi um sucesso!
(1963); a Semana Nacional de Prevenção do Glaucoma
(1989 e 1990); Campanha Nacional da Medida da Acui- Estas e as demais campanhas somente foram realizadas
dade Visual (1991); com a colaboração do Lions Clube, foi devido à colaboração das diretorias da SBO, dos oftalmo-
promovida a Campanha da Medida da Pressão Intraocu- logistas dos serviços que participaram examinando os pa-
lar (1992); a Campanha Nacional de Córneas (1993, 1994 cientes, das entidades, dos shoppings e da imprensa escri-
e 1996); a Campanha de Prevenção do Glaucoma (2004, ta e falada, que divulgavam os eventos.
2005, 2009 e também em outros anos). A SBO realizou,
também, juntamente com as Secretarias de Estado de Antes de terminar, quero relatar o que falou, em conversa,
Educação, Saúde e Defesa Civil, a Campanha Olhando a um Secretário de Educação ao ver os alunos nas primeiras
Escola. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, fileiras das cadeiras escolares em uma sala de aula: “Os
Lions Clube, Essilor e a Tecnol, lançou-se o projeto Piloto alunos estão realmente interessados!” A professora retru-
“Ver Bem – Aprender Melhor” (2009). A entidade partici- cou: “Não, Secretário. Elas têm que ficar nas primeiras filei-
pou, ainda, do Projeto Prazer em Ver (2009), realizado em ras para poder enxergar o quadro negro”.
conjunto com a Prefeitura Municipal de Niterói.
Com esta declaração podemos enfatizar o valor e a impor-
tância da SBO nas campanhas que ela promove e de que
participa. Este é um trabalho que precisa ser realizado de
maneira contínua, para que se possa conscientizar e ajudar
milhares de pessoas a ter o direito de enxergar melhor.
João Diniz