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JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia              48            Nº 203 - Outubro/Novembro/Dezembro - 2023




            TEMPO E HISTÓRIA






                 A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA
                                  NAS CAMPANHAS PÚBLICAS NO BRASIL





      Datam de muitos anos as campanhas públicas realizadas ou
      colaboradas pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, sen-
      do a primeira que se tem notícia a realizada em 1938, a Cam-
      panha sobre Tracoma.


      Estas campanhas nacionais promovidas pela SBO, algumas
      com a colaboração do poder público, além de seu aspecto
      social, chamam a atenção da sociedade para as patologias
      oculares e os cuidados que a população tem que ter para   Em 2014, a SBO lançou a Campanha Nacional de Exame
      prevenção e os cuidados necessários com a visão.
                                                               Oftalmológico. Com painéis e cartazes espalhados por 143
                                                               estações de metrô no Rio de Janeiro e em outras cidades do
      É impossível descrever tudo que foi feito devido ao núme-  Brasil, a iniciativa estimulava a interação com os pedestres,
      ro bastante elevado de ações realizadas. Citaremos aqui al-  que eram convidados, através do material informativo afixa-
      gumas em que, além da divulgação de importantes temas,   do em pontos estratégicos, a realizar um autoexame. Caso
      foram também realizados milhares de exames, doações de   identificassem dificuldade de leitura, a recomendação era
      óculos, cirurgias, etc. A Campanha Nacional do Estrábico   procurar o médico oftalmologista.  A ação foi um sucesso!
      (1963); a  Semana  Nacional de  Prevenção do  Glaucoma
      (1989 e 1990); Campanha Nacional da Medida da Acui-      Estas e as demais campanhas somente foram realizadas
      dade Visual (1991); com a colaboração do Lions Clube, foi   devido à colaboração das diretorias da SBO, dos oftalmo-
      promovida a Campanha da Medida da Pressão Intraocu-      logistas dos serviços que participaram examinando os pa-
      lar (1992); a Campanha Nacional de Córneas (1993, 1994   cientes, das entidades, dos shoppings e da imprensa escri-
      e 1996); a Campanha de Prevenção do Glaucoma (2004,      ta e falada, que divulgavam os eventos.
      2005, 2009 e também em outros anos). A SBO realizou,
      também, juntamente com  as Secretarias de Estado de      Antes de terminar, quero relatar o que falou, em conversa,
      Educação, Saúde e Defesa Civil, a Campanha Olhando a     um Secretário de Educação ao ver os alunos nas primeiras
      Escola. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde,   fileiras das cadeiras escolares em uma sala de aula: “Os
      Lions Clube, Essilor e a Tecnol, lançou-se o projeto Piloto   alunos estão realmente interessados!” A professora retru-
      “Ver Bem – Aprender Melhor” (2009). A entidade partici-  cou: “Não, Secretário. Elas têm que ficar nas primeiras filei-
      pou, ainda, do Projeto Prazer em Ver (2009), realizado em   ras para poder enxergar o quadro negro”.
      conjunto com a Prefeitura Municipal de Niterói.
                                                               Com esta declaração podemos enfatizar o valor e a impor-
                                                               tância da SBO nas campanhas que ela promove e de que
                                                               participa. Este é um trabalho que precisa ser realizado de
                                                               maneira contínua, para que se possa conscientizar e ajudar
                                                               milhares de pessoas a ter o direito de enxergar melhor.





                                                                                            João Diniz
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