Page 5 - JBO-203 (OUT-NOV-DEZ)
P. 5
JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia 5 Nº 203 - Outubro/Novembro/Dezembro - 2023
PALAVRA DO PRESIDENTE
Dr. Raul N. G. Vianna
Ricardo Augusto Paletta Guedes
Em outubro de 2023, completamos 1 ano à frente da ção da Pós-Graduação em Oftalmologia da SBO,
tão tradicional Sociedade Brasileira de Oftalmologia em parceria com IDOMED. Alguns projetos estão
(SBO). A diretoria atual é formada por um grupo de prontos para sair do forno e marcarão ainda mais a
médicos oftalmologistas engajados e dedicados a capacidade da SBO como líder da educação oftal-
trazer e a fazer o melhor para a SBO. Em pouco tem- mológica no país.
po de gestão, conseguimos atuar em diversas fren-
Durante este 1 ano de gestão, conseguimos forta-
tes de ação, desde a modernização de processos
lecer e modernizar os processos administrativos e
administrativos até a diversificação nas ações para
de comunicação da SBO. Fizemos a modernização
os sócios e para toda a comunidade oftalmológica.
do website da SBO, que possui atualizações diárias
com notícias de interesse para a comunidade oftal-
Na área da educação médica, criamos a “SBO Edu- mológica, além de ampliação de atuação nas redes
cação”, um grande projeto de ações e inovações sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e
na área da educação para o médico oftalmologis- Spotify). Estamos digitalizando todo o acervo da
ta. Para alavancar e ajudar no financiamento des- Revista Brasileira de Oftalmologia (RBO) e do Jor-
tas ações, criamos o “Clube de Parceiros da SBO”. nal Brasileiro de Oftalmologia (JBO) e criamos o
Procuramos identificar, na indústria farmacêutica e aplicativo da SBO para anuidade 2024.
de dispositivos e equipamentos médicos, parcei-
ros que partilhavam conosco o mesmo ideal de ge- Estes são somente alguns poucos exemplos de
rar conteúdo de educação médica de qualidade, um grande projeto de gestão e modernização da
SBO. Convidamos a todos os interessados a acom-
ético e isento. Oito parceiros foram convidados
panhar este processo, através do website e redes
e prontamente se juntaram à SBO nesta missão:
sociais. Esta revitalização, mesmo em curto prazo,
Abbvie; Bausch Lomb; Bayer; Essilor Luxottica; Ge- tem trazido frutos para nossa SBO. Conseguimos
nom; Glaukos; Hoya e Latinofarma. Nossos agra- aumentar em 34% o número de sócios da SBO, em
decimentos pela parceria em prol da educação. comparação com o ano anterior.
As atividades educativas on-line da SBO são uma Ao fazermos uma análise retrospectiva deste pri-
ótima oportunidade de atualização para o médico meiro ano à frente da SBO, vemos que as ações
oftalmologista e têm tido ótima repercussão, com da nossa gestão têm trazido resultados positivos.
cada vez mais oftalmologistas participando das Continuemos firmes nesta missão de cuidar desta
sessões mensais (“Lives” e reuniões extraordiná- entidade tão importante para os oftalmologistas e
rias). Está em andamento uma grande moderniza- para a saúde ocular da população brasileira.