Page 6 - JBO-203 (OUT-NOV-DEZ)
P. 6
JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia 6 Nº 203 - Outubro/Novembro/Dezembro - 2023
NOVAS FORMAS DE COMUNICAR
A OFTALMOLOGIA
Redes sociais e plataformas digitais reduzem a distância
médico-paciente e proporcionam acesso à informação
Com o advento da internet e das redes sociais, a co- serem seguidas pelos profissionais no uso das redes
municação foi transformada. Antes, realizada, sobre- sociais. Vide notícia completa sobre o tema nesta
tudo, por meio da televisão, rádio e mídia impressa, edição, pág. 14 e 15
com a chegada das redes sociais um novo mundo se
abriu na área da comunicação. Neste espaço, todos No campo da oftalmologia não é diferente. Uma rá-
podem gerar conteúdo, criar sua própria mensagem pida pesquisa no YouTube nos traz diversos canais
e interagir diretamente com o seu público. sobre a especialidade, tanto produzidos por médi-
cos como também por entidades e instituições.
O recente levantamento da Comscore (“Tendên- Para falar sobre o assunto e relatar um pouco de sua
cias de Social Media 2023”) destaca que o Brasil é experiência, o Jornal Brasileiro de Oftalmologia con-
o 3º país que mais consome redes sociais no mun- versou com a Dra. Claudia Del Claro. A oftalmologis-
do, atrás apenas da Índia e da Indonésia. O levan- ta, que atua em Florianópolis (SC), também é mem-
tamento informa que são cerca de 131,5 milhões de bro da Comissão de Mídia, Tecnologia e Inovação
brasileiros conectados e estima-se que cada usuário da SBO. Referência na comunicação digital, hoje, a
gaste 46 horas por mês nas redes sociais. YouTube, médica tem, aproximadamente, 450 mil seguidores
Facebook e Instagram são as plataformas mais aces- no YouTube e 118 mil no Instagram. Ela conta que
sadas pelos usuários. tudo começou em 2017, quando criou o perfil de
Instagram e, meses depois, o canal de YouTube. Na
É neste cenário que a área da saúde também se in- época, ela relata que vivia um período difícil de luto,
sere. Cada vez mais presentes nas redes sociais, mé- pela perda de sua mãe seis meses antes. Assim, o
dicos fazem uso desta forma de comunicação para início de suas redes sociais representou, naquele
alcançar seus pacientes e também trazer esclareci- momento, a possibilidade de criar algo novo e pre-
mentos para a população. E esta é uma realidade encher o vazio que sentia.
tão consolidada que o Conselho Federal de Medi-
cina (CFM) publicou, em 13 de setembro, a Resolu- Hoje, com uma média de um milhão de visualizações
ção n.º 2.336/2023, que atualiza as normas para a de seus vídeos por mês, a médica ressalta que o tra-
publicidade médica e, inclusive, define as regras a balho que desempenha é muito gratificante e seu con-