Page 7 - JBO-203 (OUT-NOV-DEZ)
P. 7
JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia 7 Nº 203 - Outubro/Novembro/Dezembro - 2023
teúdo contribui para desmistificar a oftalmologia. “Co- informativas”, pontua Del Claro.
mecei a postar conteúdo educativo no Instagram com
posts escritos. Entretanto, vi a necessidade de explicar A oftalmologista conta que, no princípio, conciliar a
e frisar, de forma mais detalhada e enfática, certas si- carreira de oftalmologista com a presença nas mídias
tuações e comportamentos equivocados das pessoas sociais foi desafiador, mas, hoje, já não vê as duas ati-
quanto aos cuidados com os olhos. Foi quando iniciei vidades como ações separadas. “De tão gratificantes
a produção de vídeos”, explica a médica, que também e prazerosas que são para mim essas atividades, eu
pondera a importância de se trazer informações con- já não separo mais uma da outra. Ambas são a mi-
fiáveis sobre saúde ocular em um ambiente online em nha atividade profissional e me consomem bastante
que há muita desinformação. tempo. Contudo, tenho uma equipe maravilhosa de
pessoas que entendem exatamente o meu propósito
e me ajudam a realizá-lo cada vez melhor.”
A médica revela que o trabalho nas redes sociais pro-
piciou uma transformação pessoal, em especial na su-
peração da timidez e dificuldade de falar em público.
“Quando você alcança uma grande superação, tudo
começa a melhorar como uma grande espiral positi-
va. E, hoje, já existe um equilíbrio bem mais positivo
em todas as áreas da minha vida, que foi até impul-
sionado por minha presença digital”, ressalta.
Quando o assunto é engajamento do público, Dra.
Claudia Del Claro enfatiza a importância da auten-
Para a escolha do conteúdo, Dra. Claudia Del Claro ticidade. “Para construir uma comunidade online
explica que busca abordar uma variedade de tópi- engajada, sem dúvida alguma a melhor estratégia
cos relacionados à oftalmologia, desde a prevenção é a autenticidade. O público sente quando o que
de doenças oculares, procedimentos cirúrgicos, cui- você passa é verdadeiro e fidedigno. Na realidade,
dados no uso das lentes de contato e desmistifica- nada convence mais do que a verdade. Como minha
ção de crenças populares relacionadas aos olhos. missão de trazer luz sobre o conhecimento de cuida-
“Minha escolha de conteúdo iniciou com as dúvi- dos com os olhos à população é realmente genuína,
das mais comuns de meus próprios pacientes e dos altruísta e visa ajudar o próximo, tudo acaba sendo
usuários de lentes de contato, que tinham dificulda- muito abençoado e as coisas acabam acontecendo
de de aderir às minhas orientações. Depois, já com não com tanto esforço assim. Existe muita dedica-
uma boa audiência, fui moldando o conteúdo com ção e consistência da minha parte, mas não esforço.
base nas maiores dúvidas dos seguidores. Conside- Tudo flui naturalmente! É aquela máxima: quanto
ro os comentários, perguntas e feedback dos meus mais você dá, mais recebe”.
seguidores uma fonte valiosa de inspiração. Suas
preocupações e curiosidades moldam o conteúdo que Neste ano, Dra. Claudia Del Claro lançou seu pri-
compartilho, tornando minhas postagens relevantes e meiro livro, intitulado “Pelas Lentes do Coração”. O
livro narra a história de dois adolescentes que têm