Page 7 - JBO-203 (OUT-NOV-DEZ)
P. 7

JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia               7            Nº 203 - Outubro/Novembro/Dezembro - 2023




      teúdo contribui para desmistificar a oftalmologia. “Co-  informativas”, pontua Del Claro.
      mecei a postar conteúdo educativo no Instagram com
      posts escritos. Entretanto, vi a necessidade de explicar   A oftalmologista conta que, no princípio, conciliar a

      e frisar, de forma mais detalhada e enfática, certas si-  carreira de oftalmologista com a presença nas mídias
      tuações e comportamentos equivocados das pessoas         sociais foi desafiador, mas, hoje, já não vê as duas ati-
      quanto aos cuidados com os olhos. Foi quando iniciei     vidades como ações separadas. “De tão gratificantes
      a produção de vídeos”, explica a médica, que também      e prazerosas que são para mim essas atividades, eu

      pondera a importância de se trazer informações con-      já não separo mais uma da outra. Ambas são a mi-
      fiáveis sobre saúde ocular em um ambiente online em      nha atividade profissional e me consomem bastante
      que há muita desinformação.                              tempo. Contudo, tenho uma equipe maravilhosa de
                                                               pessoas que entendem exatamente o meu propósito
                                                               e me ajudam a realizá-lo cada vez melhor.”

                                                               A médica revela que o trabalho nas redes sociais pro-
                                                               piciou uma transformação pessoal, em especial na su-
                                                               peração da timidez e dificuldade de falar em público.
                                                               “Quando você alcança uma grande superação, tudo

                                                               começa a melhorar como uma grande espiral positi-
                                                               va. E, hoje, já existe um equilíbrio bem mais positivo
                                                               em todas as áreas da minha vida, que foi até impul-
                                                               sionado por minha presença digital”, ressalta.



                                                               Quando o assunto é engajamento do público, Dra.
                                                               Claudia Del Claro enfatiza a importância da auten-

      Para a escolha do conteúdo, Dra. Claudia Del Claro       ticidade. “Para construir uma comunidade online
      explica que busca abordar uma variedade de tópi-         engajada, sem dúvida alguma a melhor estratégia
      cos relacionados à oftalmologia, desde a prevenção       é a autenticidade. O público sente quando o que
      de doenças oculares, procedimentos cirúrgicos, cui-      você passa é verdadeiro e fidedigno. Na realidade,

      dados no uso das lentes de contato e desmistifica-       nada convence mais do que a verdade. Como minha
      ção de crenças populares relacionadas aos olhos.         missão de trazer luz sobre o conhecimento de cuida-
      “Minha escolha de conteúdo iniciou com as dúvi-          dos com os olhos à população é realmente genuína,
      das mais comuns de meus próprios pacientes e dos         altruísta e visa ajudar o próximo, tudo acaba sendo

      usuários de lentes de contato, que tinham dificulda-     muito abençoado e as coisas acabam acontecendo
      de de aderir às minhas orientações. Depois, já com       não com tanto esforço assim. Existe muita dedica-
      uma boa audiência, fui moldando o conteúdo com           ção e consistência da minha parte, mas não esforço.
      base nas maiores dúvidas dos seguidores. Conside-        Tudo  flui  naturalmente!  É  aquela  máxima:  quanto

      ro os comentários, perguntas e feedback dos meus         mais você dá, mais recebe”.
      seguidores uma fonte valiosa de inspiração.  Suas
      preocupações e curiosidades moldam o conteúdo que        Neste  ano, Dra.  Claudia  Del  Claro  lançou  seu  pri-
      compartilho, tornando minhas postagens relevantes e      meiro livro, intitulado “Pelas Lentes do Coração”. O
                                                               livro narra a história de dois adolescentes que têm
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12