Page 8 - JBO-203 (OUT-NOV-DEZ)
P. 8

JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia               8            Nº 203 - Outubro/Novembro/Dezembro - 2023




      sua  autoestima  afetada  pelo  uso  dos  óculos,  mas   O podcast possibilita a abordagem de conteúdos
      descobrem um novo horizonte através das lentes de        diversos, especialmente aqueles mais técnicos, vin-
      contato. Questionada se o trabalho nas redes sociais     culados  a  temas  específicos  da  oftalmologia.  Uma

      a inspirou na elaboração da obra, ela destaca: “Sim,     referência nesse segmento é o Oft-cast, o podcast
      com toda a certeza! Ter uma audiência tão grande         da Oft-Review, empresa especializada na educação
      nas redes sociais é um grande laboratório. É como        médica. O oftalmologista Dr. Bernardo Moraes é

      se eu tivesse milhões de pacientes. Os seguidores        host do Oft-cast e um dos fundadores da iniciativa.
      muitas vezes falam coisas que não têm coragem de         Graduado pela USP, em 2018, ele e seu sócio, Dr.
      dizer na frente de seu próprio médico e isto me fez      Daniel Costa, foram pioneiros na iniciativa.
      olhar para o paciente oftalmológico de uma forma
      mais empática ainda, percebendo o quanto qual-

      quer problema ocular impacta no emocional”.


      Com cerca de 4 mil publicações em seu feed de

      Instagram, a médica esclarece que um dos desafios
      da especialidade é a conscientização da população
      quanto à necessidade das consultas regulares ao of-
      talmologista, essenciais para o diagnóstico precoce
      de doenças que, no início, são silenciosas, mas po-

      dem levar à perda da visão. ”Ao educar o público,
      posso ajudar na detecção precoce de doenças ocu-
      lares, incentivar consultas regulares com oftalmolo-

      gistas e aumentar a conscientização sobre a impor-
      tância dos cuidados com os olhos”, conclui.              Segundo Dr. Bernardo Moraes, o Oft-Cast veio como
                                                               uma ferramenta para divulgar o trabalho realizado
      Podcasts de oftalmologia seguem a tendência mundial      por eles, mas também como uma forma de con-
                                                               tribuir com a ciência, divulgando informação de

      Baseados no formato de conteúdo em áudio, os po-         qualidade. “Eu já era um consumidor de podcasts.
                                                               Adorava escutar podcasts de vários temas, como fi-
      dcasts caíram no gosto dos brasileiros. O relatório
                                                               nanças e esportes. Eu já acompanhava alguns po-
      “Global Overview Report Digital in 2023”, produzi-
                                                               dcasts  estrangeiros  de  oftalmologia  bem  bacanas,
      do pelo DataReportal, indica que o Brasil é o país       que me inspiraram. Percebemos que não havia nada
      que mais consome podcasts no mundo. Segundo o            no Brasil relevante naquela época, em 2020, e sa-
      levantamento, quase 43% dos usuários de internet,        bíamos que esse seria um tipo de mídia que ainda
      com idade entre 16 e 64 anos, escutam pelo menos         cresceria muito”, explica Moraes. O médico destaca
      um podcast por semana.                                   que o Oft-Cast busca trazer grandes nomes da oftal-

                                                               mologia para o debate e, por seu formato, pode ser
      Uma variação do podcast é o videocast. Presentes         acompanhado em diferentes momentos do dia, na
      nas plataformas digitais, esses vídeos são transmis-     academia, no carro, ou, seja, alinhado com o dia-a-

      sões ao vivo de podcasts sendo criados.                  -dia corrido dos médicos.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13