Page 8 - JBO-203 (OUT-NOV-DEZ)
P. 8
JBO - Jornal Brasileiro de Oftalmologia 8 Nº 203 - Outubro/Novembro/Dezembro - 2023
sua autoestima afetada pelo uso dos óculos, mas O podcast possibilita a abordagem de conteúdos
descobrem um novo horizonte através das lentes de diversos, especialmente aqueles mais técnicos, vin-
contato. Questionada se o trabalho nas redes sociais culados a temas específicos da oftalmologia. Uma
a inspirou na elaboração da obra, ela destaca: “Sim, referência nesse segmento é o Oft-cast, o podcast
com toda a certeza! Ter uma audiência tão grande da Oft-Review, empresa especializada na educação
nas redes sociais é um grande laboratório. É como médica. O oftalmologista Dr. Bernardo Moraes é
se eu tivesse milhões de pacientes. Os seguidores host do Oft-cast e um dos fundadores da iniciativa.
muitas vezes falam coisas que não têm coragem de Graduado pela USP, em 2018, ele e seu sócio, Dr.
dizer na frente de seu próprio médico e isto me fez Daniel Costa, foram pioneiros na iniciativa.
olhar para o paciente oftalmológico de uma forma
mais empática ainda, percebendo o quanto qual-
quer problema ocular impacta no emocional”.
Com cerca de 4 mil publicações em seu feed de
Instagram, a médica esclarece que um dos desafios
da especialidade é a conscientização da população
quanto à necessidade das consultas regulares ao of-
talmologista, essenciais para o diagnóstico precoce
de doenças que, no início, são silenciosas, mas po-
dem levar à perda da visão. ”Ao educar o público,
posso ajudar na detecção precoce de doenças ocu-
lares, incentivar consultas regulares com oftalmolo-
gistas e aumentar a conscientização sobre a impor-
tância dos cuidados com os olhos”, conclui. Segundo Dr. Bernardo Moraes, o Oft-Cast veio como
uma ferramenta para divulgar o trabalho realizado
Podcasts de oftalmologia seguem a tendência mundial por eles, mas também como uma forma de con-
tribuir com a ciência, divulgando informação de
Baseados no formato de conteúdo em áudio, os po- qualidade. “Eu já era um consumidor de podcasts.
Adorava escutar podcasts de vários temas, como fi-
dcasts caíram no gosto dos brasileiros. O relatório
nanças e esportes. Eu já acompanhava alguns po-
“Global Overview Report Digital in 2023”, produzi-
dcasts estrangeiros de oftalmologia bem bacanas,
do pelo DataReportal, indica que o Brasil é o país que me inspiraram. Percebemos que não havia nada
que mais consome podcasts no mundo. Segundo o no Brasil relevante naquela época, em 2020, e sa-
levantamento, quase 43% dos usuários de internet, bíamos que esse seria um tipo de mídia que ainda
com idade entre 16 e 64 anos, escutam pelo menos cresceria muito”, explica Moraes. O médico destaca
um podcast por semana. que o Oft-Cast busca trazer grandes nomes da oftal-
mologia para o debate e, por seu formato, pode ser
Uma variação do podcast é o videocast. Presentes acompanhado em diferentes momentos do dia, na
nas plataformas digitais, esses vídeos são transmis- academia, no carro, ou, seja, alinhado com o dia-a-
sões ao vivo de podcasts sendo criados. -dia corrido dos médicos.